[Crítica] Mistério no Mediterrâneo: Sou um suspeito pra falar


Esse filme me levou a buscar saber a diferença entre paródia e sátira. Então, antes de começar a falar sobre ele, segue abaixo uma definição resumida sobre isso:

Paródia x Sátira

  • Paródia: imitação de algo específico (uma obra original) com o propósito cômico, fazer rir.
  • Sátira: ridicularização de conceitos/ideias presentes em nosso cotidiano (política, economia, cultura, etc), usando do humor para instigar o senso crítico.
Mesmo que haja diferença entre essas duas definições da comédia, elas não se excluem e podem fazer parte de uma mesma obra. Não necessariamente uma obra é "inteira de paródia", ou "inteira de sátira".

Murder Mystery

Agora falando de uma ótima comédia, chegamos ao filme "Mistério no Mediterrâneo" (2019), onde depois de fazer toda essa pesquisa para saber a diferença entre paródia e sátira, constatei que ele não é nenhum dos dois. Veja a importância de pesquisarmos antes para não cometermos erros.

Com um roteiro 100% original (de fazer inveja para muito filme de suspense/mistério por aí) e assinado por James Vanderbilt, temos essa afiada comédia lançada pela Netflix que fará os fãs de Agatha Christie se deliciarem. Embalado nas referências que faz a esses livros de mistério, "Murder Mystery" é bem elaborado (até mesmo para o suspense em sua história), chegando a ser hilário alguns momentos. Não sou muito assíduo nos filmes de comédia do Adam Sandler, mas esse aqui realmente me surpreendeu. 

Só vale ressaltar que tudo vai depender do senso de humor de quem assiste. Se você é daqueles que ri somente de uma cena com peido, de algo mais pastelão ou besteirol, provavelmente não achará esse filme tão hilário assim.


Não sei dizer se foi a direção de Kyle Newacheck ou o improviso de Jennifer Aniston, mas ela está impagável, dei boas risadas com ela. Assim como Sandra Bullock, parece que a Jennifer nasceu pro humor, mesmo que seu talento se provou em filmes e séries de outros gêneros também.

Acho que nem preciso comentar sobre a química dela com o Sandler, porque já não é de hoje. Unindo isso com a originalidade de um roteiro que homenageia de forma brilhante os livros da minha escritora favorita, não poderia resultar em outra experiência que não fosse uma baita satisfação recheada de bons risos.
___________________
★★★★ (Ótimo | Nota: 8/10)

*Visto em áudio dublado: PT-BR