Gêneros e Subgêneros

Suspense X Thriller

  • SUSPENSE: Proposta principal de inserir gradualmente uma APREENSÃO no espectador acerca de sua história, gerando uma expectativa sobre como será o desfecho. Um perigo/ameaça pode se apresentar ao personagem central, ou ser visto apenas do ponto de vista do espectador, não do personagem. O mistério é um dos grandes fatores nessas histórias.
  • THRILLER: Nesse subgênero a sensação de perigo está presente desde o início da história e geralmente existe a união da TENSÃO com a AÇÃO. Cenas que provocam sustos (jump scares) também podem fazer parte, não por conta do medo, mas pela adrenalina e apreensão. Se no suspense o espectador fica tenso por aquilo que não se pode ver, no thriller boa parte da tensão é gerada por aquilo que está aparecendo em tela.

Terror X Horror

  • TERROR: O elemento que carrega esse gênero é o MEDO. A intenção principal no enredo é gerar esse tipo de desconforto, independente do nível ou ritmo. Na maioria das vezes, há uma grande utilização de cenas que provocam sustos (jump scares), numa história que envolve o sobrenatural e/ou o desconhecido.
  • HORROR: A proposta central não está em despertar o medo, mas a REPULSA/Chocar o público. Geralmente os filmes desse subgênero usam bastante do gore, cenas violentas e de tortura, assassinatos (slasher) e criaturas/monstros (vampiros, animais assassinos, etc). 

Sci-Fi (Ficção Científica) X Fantasia

  • SCI-FI (FICÇÃO CIENTÍFICA): Geralmente uma história envolvendo conceitos imaginativos relacionados ao futuro, ciência e tecnologia. Se baseia em fatos científicos e reais para compor uma história ficcional e especulativa.
  • FANTASIA: Aqui o enredo possui conceitos imaginativos com base em fenômenos sobrenaturais ou mágicos. Geralmente a história se passa em mundos imaginários, com elementos mágicos.

Aventura X Ação

  • AVENTURA: Os personagens são colocados em situações de perigo. O foco está na jornada em superar esses obstáculos/problemas para chegar ao objetivo traçado pela história. 
  • AÇÃO: A adrenalina é o elemento que carrega esse gênero. A história geralmente é construída em torno de protagonistas VS antagonistas, cenas de perseguição, lutas, explosões, tiroteio, carros capotando, pessoas pulando de paraquedas e tudo que possa contribuir para a história nesse sentido.

Comédia

Feito com o único propósito de provocar o riso no espectador. Existem várias formas de humor e um filme pode usar várias delas para contribuir em sua história. Sátira, paródia, chanchada, humor ácido, pastelão, dentre outras. O tom aqui geralmente é de leveza, com um enredo que não tenta se levar muito a sério.

Romance

História geralmente construída em torno de protagonistas que acabam se envolvendo amorosamente, e todo o desencadear na trama é focado nesse enlace e seus desdobramentos. Existem subgêneros como a "comédia romântica", mas geralmente a história possui uma proposta mais dramática, com o intuito de emocionar o público com um "final feliz" (ou nem tanto).

Drama

O gênero que aborda de forma ampla as mais diversas situações do cotidiano, buscando com isso a comoção do espectador. Seu enredo geralmente é o que mais se aproxima da vida real por conta dos temas abordados, mesmo sendo uma obra ficcional.