Gêneros e Subgêneros

Suspense x Thriller

  • SUSPENSE: A base da história é focada em inserir gradualmente uma APREENSÃO no espectador, gerando uma expectativa sobre como será o desfecho. Um perigo/ameaça pode se apresentar ao personagem central, ou ser visto apenas do ponto de vista do espectador. O mistério é um dos grandes elementos presentes nessas histórias.
  • THRILLER: Nesse subgênero a sensação de perigo geralmente se apresenta desde o início da história, com o foco também em gerar apreensão, mas através do CONFLITO entre vilão x protagonista, unindo a TENSÃO com a AÇÃO. Cenas que provocam sustos (jump scares) podem fazer parte, não pela atmosfera de medo, mas pela adrenalina. Se no suspense o espectador fica tenso por aquilo que não se pode ver ou saber (mistério), no thriller boa parte da tensão é gerada por aquilo que está aparecendo em tela.

Terror x Horror x Trash

  • TERROR: O elemento que carrega esse gênero é o MEDO. A intenção principal é gerar esse tipo de desconforto no espectador, independente do nível ou ritmo. Na maioria das vezes, há uma grande utilização de cenas que provocam sustos (jump scares) numa história que pode envolver o sobrenatural/desconhecido.
  • HORROR: A proposta central não está em despertar o medo, mas a REPULSA, em chocar o público. Geralmente os filmes desse subgênero usam bastante do gore, com cenas violentas, de tortura, assassinatos (slasher) ou com criaturas/monstros (vampiros, animais assassinos, etc). 
  • TRASH: Se para os eruditos o cinema de horror é considerado "B", o trash seria a esculhambação disso. Geralmente são filmes de baixíssimo orçamento, com recursos e atuações amadoras, roteiros de ideias absurdas, mas feitos consciente disso, de forma proposital. É aquele clássico: "de tão ruim, acaba sendo bom"

Sci-Fi (Ficção Científica) x Fantasia

  • SCI-FI (FICÇÃO CIENTÍFICA): Geralmente uma história envolvendo conceitos imaginativos relacionados ao futuro, ciência e tecnologia. Se baseia em fatos científicos e reais para compor uma história ficcional e especulativa.
  • FANTASIA: Enredo que possui conceitos imaginativos com base em fenômenos sobrenaturais ou mágicos. Geralmente a história se passa em mundos imaginários, com elementos mágicos.

Aventura x Ação

  • AVENTURA: Os personagens são colocados em situações de perigo. O foco está na jornada em superar esses obstáculos/problemas para chegar ao objetivo traçado pela história. 
  • AÇÃO: A adrenalina é o elemento que carrega esse gênero. A história geralmente é construída em torno de protagonistas VS antagonistas, com cenas de perseguição, lutas, explosões, tiroteio, carros capotando, pessoas pulando de paraquedas e tudo que possa contribuir para a história nesse sentido.

Comédia

Feito com o único propósito de provocar o riso no espectador. Existem várias formas de humor e um filme pode usar várias delas para contribuir em sua história. Sátira, paródia, chanchada, humor ácido, pastelão, dentre outros. O tom aqui geralmente é de leveza, com um enredo que não tenta se levar muito a sério.

Romance

História construída em torno de protagonistas que acabam se envolvendo amorosamente, e todo o desencadear na trama é focado nesse enlace e seus desdobramentos. Existem subgêneros como a "comédia romântica", mas geralmente o romance possui uma proposta mais dramática, com o intuito de emocionar o público com um "final feliz", ou nem tanto.

Drama

O gênero que aborda de forma ampla as mais diversas situações do cotidiano, buscando com isso a comoção do espectador. Seu enredo geralmente é o que mais se aproxima da vida real por conta dos temas abordados, mesmo sendo uma obra ficcional.

Religioso

Diferente de filmes que utilizam apenas características de uma religião (ou personagens religiosos) dentro de um contexto ficcional, aqui o filme possui uma temática com teor doutrinário, proselitista, ou com valores específicos de uma determinada religião, dentro de uma história totalmente ficcional ou não (baseada em fatos reais).