Com "Não! Não Olhe!" (2022), Jordan Peele consegue algo que muitos não estão conseguindo: o equilíbrio. É um filme que mantém os dois tipos de linguagem, a popular e a mais cult, podendo agradar tanto os que buscam algo leve e um bom passatempo, como os que apreciam um cinema mais aprofundado.
Enquanto a tela fica cheia de simbolismo e referências, o enredo de pontas soltas é arquitetado com a possibilidade delas serem amarradas. Diferente de outros filmes que andam surgindo, alguns embalados no surrealismo forçado, estão esquecendo que nós não somos os roteiristas.
![]() |
Daniel Kaluuya a cavalo em "Corra!" (Não, péra) |
Acredito que agradará todos os públicos. Porém, sua conclusão como história acaba soando banal dentro de uma enxurrada de informações. Por isso, mesmo que genial, reflexivo e imparcial na forma como conduz, tudo acaba não sendo suficiente para o elevar a algo mais estarrecedor. Mas dos 3 filmes lançados até agora de sua autoria - "Corra", "Nós" e "Nope" - esse foi o que eu mais gostei. É visível o quanto Peele amadureceu como roteirista, principalmente na sabedoria de como expressar sua mensagem. Como diretor, ele já havia mostrado e confirmado todo o talento, e aqui, volta a esbanjar.
_____________________
★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)
*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR