[Crítica] Não! Não Olhe! Mas filme, filme tudo

Jesus está voltando!

Vivemos um tempo de ascensão nesse gênero, realmente. Quando não trazem críticas sociais importantes, utilizam do simbolismo, da metáfora e de tantas outras formas e elementos para se contar uma história e transmitir sua mensagem. E quando convencionais, estão cada vez mais elevados e buscando alcançar outros patamares.

Com "Não! Não Olhe!" (2022), Jordan Peele consegue algo que muitos não estão conseguindo: o equilíbrio. É um filme que mantém os dois tipos de linguagem, a popular e a mais cult, podendo agradar tanto os que buscam algo leve e um bom passatempo, como os que apreciam um cinema mais aprofundado. 

Enquanto a tela fica cheia de simbolismo e referências, o enredo de pontas soltas é arquitetado com a possibilidade delas serem amarradas. Diferente de outros filmes que andam surgindo, alguns embalados no surrealismo forçado, estão esquecendo que nós não somos os roteiristas.

Daniel Kaluuya a cavalo em "Corra!" (Não, péra)

A direção brinca com os planos abertos e a luz do dia, deixando o filme com uma parte estética e fotográfica impecáveis. O CGI quando aparece também enche os olhos. Kaluuya está numa atuação sólida e Keke Palmer rouba a cena, transitando entre o superficial e o complexo. É um dos melhores filmes envolvendo ETs que já vi, mesmo que somente a base de sua mensagem tenha sido bem exposta. Já o restante ficou nas nuvens para formularmos um TCC, que vai do versículo bíblico citado na introdução até um OVNI.


Acredito que agradará todos os públicos. Porém, sua conclusão como história acaba soando banal dentro de uma enxurrada de informações. Por isso, mesmo que genial, reflexivo e imparcial na forma como conduz, tudo acaba não sendo suficiente para o elevar a algo mais estarrecedor. Mas dos 3 filmes lançados até agora de sua autoria - "Corra", "Nós" e "Nope" - esse foi o que eu mais gostei. É visível o quanto Peele amadureceu como roteirista, principalmente na sabedoria de como expressar sua mensagem. Como diretor, ele já havia mostrado e confirmado todo o talento, e aqui, volta a esbanjar.
_____________________
★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR