[Crítica] O Diabo de Cada Dia: E o narrador


Achei que fosse ver um filme sobre fanatismo religioso, mas
 vi algo sobre psicopatia e vários outros transtornos mentais. Não que o fanatismo não seja um transtorno, mas aqui vai muito além disso. Mais do que um torcedor de futebol fanático é capaz de fazer pelo seu time.

"O Diabo de Cada Dia" (2020) possui um ponto importante ao acaso, de como muitas vezes o destino pode nos colocar diante de várias pessoas ruins, justificando a metáfora de seu título e nos fazendo refletir sobre o motivo de estarmos cercados por essas pessoas. Afinal, o mundo real é assim, cruel. O problema é que nesse filme, essas questões do cotidiano são expostas de forma cega. 

Mesmo alguns temas abordados sendo verídicos, soou como algo feito por alguém que está alheio ao assunto, fazendo com que a ficção passe a ser um problema por abordar temas polêmicos apenas pra gerar impacto, mas acaba fazendo isso de forma inverossímil, ou até irresponsável.

Robert Pattinson querendo tosar o pelo da ovelha em cena de "O Diabo de Cada Dia"

Entre erros e alguns acertos, é uma produção que deixa muito a desejar. Um detalhe que incomodou bastante foi o fato dele ser praticamente INTEIRO narrado. Parece que duvidaram da capacidade de entendermos o que estava acontecendo e colocaram um narrador para explicar as 2 horas de desenvolvimento na história. Eu particularmente amo quando o filme utiliza desse recurso, mas geralmente ele é usado no início (no máximo em seu final). Mesmo colocando a voz mais bonita e aveludada, irá encher o saco se a cada virada de ato ela aparecer pra explicar alguma coisa. 

A direção de Antonio Campos é um tanto modesta comparada ao conteúdo ousado da trama. Trilha sonora inexistente, um detalhe que poderia ter contribuído como um ponto de equilíbrio. Cenas de violência que parecem inspiradas nos filmes do Scorsese e atuações que vão do convencional a alguns personagens bizarros, que nos deixa na dúvida se não é o contrário os adjetivos.

No fim, "O Diabo de Cada Dia" deixa tudo "mastigadinho", além do roteiro ser previsível na sensação de justiça própria que poderá preencher muitas almas com sede de vingança. É um filme que tinha força para chamar atenção de premiações, com um elenco promissor e competente nas mãos, mas que infelizmente faltou um cuidado maior.
_________________
★★ (Regular | Nota: 5/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR