Só com essa cena de abertura de tirar o fôlego já deu pra notar que dessa vez souberam usar de forma imersiva e inteligente o elemento que o próprio título sugere. A construção das cenas de tensão eleva essa sequência a outro patamar. Krasinski entendeu que muitas vezes para se assustar não é necessário barulho, e diferente do primeiro filme, agora ele conseguiu me fazer pular da cadeira sem precisar de recursos clichês.
Tudo isso demonstra uma evolução na direção. O filme consegue impactar o espectador com um corre-corre onde a trilha sonora se intercala com a ausência de som, construindo não só uma sequência de ação eficaz e realista, mas algo que tenha um diferencial em sua tensão, justificando assim todo o seu sucesso.
Porém, o roteiro ainda mantém os mesmos erros de raciocínio lógico do primeiro filme (dessa vez, escrito apenas por Krasinski, sem Bryan Woods e Scott Beck), algo que nessa sequência não chega a incomodar tanto, mesmo que fique difícil não perceber. Entre uma cena e outra, acabamos perdendo a noção de "espaço x tempo" e a questão nem é sobre ficar buscando falhas, mas o fato do próprio filme parecer fazer questão de escancarar essa incoerência, e faz isso sem necessidade contextual alguma.
Nessa "Parte 2" os furos de roteiro acabam ofuscados por suas qualidades, com uma grande melhora em vários quesitos. Mesmo que a necessidade de tomar decisões sem lógica e gerar situações forçadas para que haja ação, mortes, tensão e encontros casuais com as criaturas, ainda esteja bem presente.
Entre erros e acertos, gostei bem mais que o primeiro. A atriz Millicent Simmonds brilha ainda mais pela assertividade do roteiro em dar um espaço maior ao seu personagem.
Só mudaria algumas coisas do final, até porque a necessidade de construir um gancho para uma possível "Parte 3" é mais do que desnecessário já que o lucro nas bilheterias é um barulho mais do que ensurdecedor, e isso por si só, já chama a atenção das criaturas para mais um filme. Estaremos esperando!
___________________
★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)
*Visto em áudio original: inglês | Legenda: PT-BR