[Crítica] Freaky: No Corpo de um Assassino


Quando dizem que um raio não pode cair no mesmo lugar duas vezes, esse filme nos faz rever esse conceito. 3 anos após o lançamento do ótimo "A Morte Te Dá Parabéns", Christopher Landon retorna com mais esse slasher que consegue nos apresentar algo além do que seria apenas sangue: uma comédia.

"Freaky: No Corpo de um Assassino" é aquela diversão descompromissada da "Sessão da Tarde", mas para maiores de 16 anos. As referências/homenagens aos clássicos slashers estão aqui (principalmente as semelhanças com Sexta-Feira 13), mesmo que isso tenha ficado apenas na sequência de abertura. Outra curiosidade é que essa é uma das poucas vezes que vemos um elenco de adolescentes do ensino médio que realmente se parecem com adolescentes do ensino médio.

Tirando o uso do elemento fantasioso e mágico, o roteiro segue um ritmo e caminho bem diferentes de "A Morte Te Dá Parabéns", conseguindo construir sua própria identidade (mesmo tendo vários outros filmes como inspiração) e nos entregando um frescor criativo em meio a tantos reboots de Hollywood. 

Landon consegue sustentar o lado místico da história justamente por seguir uma coerência equilibrada ao que se propõe. Só achei que ele poderia ter focado um pouco mais no humor, pois os poucos momentos que esse elemento aparece são realmente hilários e fazem com que o espectador acabe ansiando por mais deles, mesmo sabendo que o slasher e todo seu sangue não pretendiam deixar de estar ali. Acho que toda essa questão do equilíbrio deu uma segurada nesse lado do humor, afinal, acredito que sua proposta não seria de se assumir uma paródia.

Misha Osherovich, Kathryn Newton e Celeste O'Connor em cena de "Freaky"

Mas independente do que apresenta como comédia ou como slasher, o afiado em "Freaky" é a mensagem (que por um momento se escancara) nessa "troca de corpo", desenvolvendo isso de forma bem inteligente e sensível. Vince Vaughn e Kathryn Newton estão ótimos e Misha Osherovich e Celeste O'Connor complementam a química que deu certo. Espero uma sequência que não seja parecida com "A Morte Te Dá Parabéns 2" e depois, que haja um crossover entre esses filmes e Christopher Landon que lute pra tirar isso do papel.
____________________
★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)

*Visto em áudio original: inglês | Legenda: PT-BR
*Visto em áudio dublado: PT-BR