[Crítica] Late Night with the Devil: Uma sessão do descarrego estrangeira


E quando pensamos que o terror "found footage" e a temática de possessão demoníaca já havia gastado todos seus recursos, surge "Late Night with the Devil" para continuar confirmando isso. Não que eu não tivesse esperanças, afinal, esse filme vem sendo bastante aclamado pela crítica especializada, mas infelizmente acabou sendo outro exemplo de ideia mal aproveitada. 

Dirigido e escrito pelos irmãos Colin e Cameron Cairnes, aqui temos uma premissa até interessante, mesmo que não dê para dizer inovadora. Se juntarmos a cena chocante e caótica do programa televisivo em "Coringa" com algum filme do universo "Invocação do Mal", vemos que não há nada de muito diferente aqui. Então, partimos do seguinte ponto quando um filme não apresenta nada de inovador: a diversão. 

Temos aqui um filme que ao menos diverte? Não. Primeiro porque, mesmo que ele consiga prender nossa atenção por um momento, há outros elementos que começam a surgir e que acabam atrapalhando bastante ao invés de complementar a história. Outra questão é que o filme não é assustador (terror), nem consegue chocar com o que escancara diante de sua plateia (horror). E se houve a tentativa de qualquer senso de humor dentro desse programa de TV, eu não consegui identificar (talvez na versão dublada acabe destoando alguma coisa e apareça algo despretensioso nesse sentido). 

Resumindo meu descontentamento (e olha que eu nem o assisti com muita hype), o problema em "Late Night with the Devil" está principalmente na execução. Sua proposta acaba se "perdendo no personagem" e com isso, desperdiçando aquilo que tinha de melhor: o flerte com o psicológico do espectador. 

O espetáculo apresentado diante das câmeras é apenas uma brincadeira charlatã, de gosto duvidoso e em busca de audiência? Ou realmente a história nos mostra fenômenos paranormais banais e exibicionistas? Essa resposta nem o trailer, nem eu vou dar, mas a forma grosseira como tudo acaba sendo abafado pela falta de dosagem entre esses fatores, talvez já seja uma resposta de como tudo deu errado. É aquele tipo de filme que ou acerta em cheio e se torna um dos melhores dos últimos tempos, ou descamba pelas mãos. E o que vi acontecer nesse caso, foi a segunda opção.
____________________
★ (Ruim | Nota: 3/10)

*Visto em áudio original: inglês | Legenda: PT-BR