[Crítica] Caddo Lake (2024)

Já vai pegando o papel e a caneta para assistir esse filme anotando as informações e depois conseguir distinguir quem é quem na teia da trama, isso inclusive podendo ser tema de alguma questão de raciocínio lógico na próxima prova do Enem. É bem difícil falar de “Caddo Lake” (2024) sem dar spoilers sobre as direções de seu mistério. O trailer já não diz muito, e que bom por isso.

Só não justifica ele estar sendo vendido como um filme de terror/horror quando na verdade ele é um suspense/mistério, então, ao invés do título nacional “Os Horrores de Caddo Lake”, poderia ter sido “Os Mistérios de Caddo Lake” tranquilamente, e não é de hoje que venho falando sobre esse marketing equivocado e a diferença entre esses gêneros, por favor, parem. Suspense é suspense. Terror é terror.

A história utiliza de ideias já vistas em algumas séries, mas faz isso de forma eficaz e genuína, principalmente por conta de uma direção que conseguiu passar para as telas o que estava muito bem arquitetado no papel. 

Quem busca algo envolvente e não leu nada a respeito do filme ANTES de assisti-lo (xiii, já leu?) Por isso não vou nem citar nomes. Só com isso muitos já conseguiriam entender do que o filme se trata. Dirigido e escrito pela parceria de Celine Held e Logan George, ambos que já deram um rolê por alguns festivais, e com o nome de M. Night Shyamalan como produtor, “Caddo Lake” consegue unir a estrutura complexa a uma mensagem simples, construindo uma história onde as peças não são encaixadas, mas espalhadas, enquanto o sentimento de culpa de alguns personagens é reparado de uma forma nada convencional.


É um suspense bem intenso, que não perde tempo tentando justificar questões que estão ali para ficar apenas em teorias alegóricas, mesmo que por outro lado entregue o suficiente para que seja possível irmos além na história de seus personagens. Esse equilíbrio é o que faz as coisas darem certo e valerem a pena aqui.
____________________
★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR