[Crítica] The Deep House (2021)

Esse filme irá te deixar tenso, com uma vontade extrema de que acabe logo e você possa ocupar seu tempo com outra coisa. "The Deep House" é um terror francês de baixíssimo orçamento, mas que não conseguiu driblar esse fator para que o aparente amadorismo fosse usado a seu favor.

Um filme como "Medo Profundo" (2017) por exemplo, teve praticamente o mesmo orçamento (só que em dólares), e conseguiu proporcionar uma experiência profunda de verdade. Inclusive, o equipamento de mergulho é coincidentemente do mesmo tipo em ambos os filmes e vou considerar isso como uma "inspiração", já que a expiração foi dificultada.

O roteiro de "The Deep House" até tenta trazer algo interessante, mas que acaba recorrendo forçadamente a sincretismos ou símbolos satânicos para preencher o que tem de mais pobre em sua história, como se isso fosse assustar uma plateia que ri na cara do Pennywise e que provavelmente já assistiu as 15 temporadas de Supernatural.

A direção (em terra) faz o mínimo, mas quando está dentro da água (que é mais da metade do filme) é uma bagunça de imagens que torna a experiência irritante, quase insuportável. E o tão falado "treme-treme" da câmera que incomodou tantas pessoas em filmes found footage, aqui, a ZONA de imagens não funcionou como técnica para nos imergir na tensão. E quando estou falando de bagunça de imagens, levem isso MUITO a sério, exageraram bastante na dose. Simplesmente não conseguimos enxergar o que está acontecendo em vários momentos. 

Um mergulho por regiões exóticas em "The Deep House"

Talvez esses detalhes não teriam incomodado tanto se ao menos houvesse uma história realmente assustadora, que nos envolvesse e não parecesse ter sido retirada de algum site no Google. 

O filme até tem uma ideia bacana, mesmo que boa parte dela tenha sido copiada de outros filmes, afinal, uma casa submersa num belíssimo lago é algo bem interessante como premissa, mas se um jump scare com um peixe  conseguiu me assustar mais do que a própria "ameaça" do filme, isso já mostra o quanto essa tentativa de diversão foi realmente "deep", mas em qualidade mesmo. E sem comentar como toda essa empreitada acaba, porque além dessa review ser sem spoilers, fiquei sem entender se quiseram parecer "conceitual", "realista", ou se foi apenas pra me fazer de palhaço.
______________________
★ (Péssimo | Nota: 1/10)

*Visto em áudio original: Francês e Inglês | Legenda: PT-BR