[Crítica] Presença: Do Gasparzinho camarada

“Presença” estreou em janeiro de 2024 no Festival de Sundance e foi chegar nos cinemas só um ano depois, nos deixando curiosos acerca dessa produção cheia de mistérios e numa expectativa por envolver nomes de peso em seu comando. Com o diretor premiado Steven Soderbergh – de “Erin Brockovich” e “Traffic” (2000) – e o roteirista David Koepp, que inclui em seu currículo  filmes como “Jurassic Park” (1993), “Missão Impossível” (1996), “O Mundo Perdido: Jurassic Park” (1997), “Homem-Aranha” (2002), dentre vários outros, entendemos o porquê talvez de tanto burburinho.

A questão é que, infelizmente, temos aqui um filme muito ruim, que por coincidência ou não, possui a mesma característica de outro exemplar lançado no mesmo festival e no mesmo ano – "In A Violent Nature" (2024). A diferença é que o slasher canadense sim conseguiu utilizar melhor da proposta de fazer um filme do ponto de vista do vilão.

Não estamos sozinhos. O cameraman é a entidade em "Presença" (2024)

Aqui temos a clássica história de casa assombrada, mas Soderbergh perde a mão feio. É um filme que não soube dosar suas ideias e acabou ficando cansativo, além de pouco criativo em seus ângulos, parecendo que a entidade não é tão sobrenatural assim, mas um “fantasminha camarada” segurando uma câmera na mão com os pés fincados no chão o tempo todo, subindo e descendo as escadas atrás das pessoas e se escondendo dentro do guarda-roupa quando alguém percebe sua presença que ninguém consegue ver. 

Pra piorar, ele nos faz lembrar de “Atividade Paranormal” (2007) em alguns momentos, e com isso, vemos O QUANTO essa referência serve de parâmetro para termos uma noção da distância entre algo muito ruim e algo realmente inovador e assustador. As cenas paranormais aqui beiram o risível, deixando o espectador na dúvida se a intenção do filme ainda é assustar ou de quase flertar com a paródia.

Não vou nem comentar sobre como o roteiro escolheu finalizar a história. Nem um plano-sequência com Lucy Liu visivelmente esforçada ajuda o filme a entregar algo melhor. Agora, voltando para as premiações no currículo, talvez então esse não seja o gênero mais favorável para eles.
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★ (Muito ruim | Nota: 2/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR