[Crítica] À Espreita do Mal: É plot twist que vocês querem?

À Espreita do Mal ("I See You", 2019) é um filme de baixíssimo orçamento - US$ 5 milhões - mas que chama muita atenção por sua qualidade despretensiosa, elevando o nível do gênero suspense e trazendo algo surpreendente e fresco em meio a tantos filmes que não possuem nem o básico. 

Confesso que o assisti sem esperar absolutamente nada, mas o que vi é um roteiro que extrapola qualquer ousadia criativa. E não digo isso pela trama policial central (que é clichê), mas o que é construído e desconstruído diante dos nossos olhos, impactando e criando o que todo fã desse gênero realmente quer: não apenas ver as coisas acontecendo, mas também SENTIR a atmosfera do suspense. 

Palmas para três nomes aqui: Adam Randall (DIREÇÃO), Devon Graye (ROTEIRO) e Jeff Castelluccio (EDIÇÃO) - E que "tripé" esse hein.

Senti o diretor como um personagem literalmente "à espreita" em alguns momentos, os ângulos que ele escolheu de câmera (aéreos, de cima para baixo e acompanhando o personagem) foi uma sacada genial que tenta estimular a dedução do espectador sobre o que está acontecendo ali, ou quem ou o que está por trás de tudo aquilo. Eu pelo menos pensei no mínimo em três possibilidades, para depois ver que nenhuma delas estava certa. 

Existem livros que a gente lê e pensa "poxa, isso daria um bom filme". Aqui, vemos o contrário, o filme nos faz pensar "poxa, isso daria um bom LIVRO" tamanha riqueza de detalhes e engenhosidade na trama. 

Helen Hunt sentindo uma presença estranha em cena de "À Espreita do Mal"

O filme das reviravoltas! E tantas reviravoltas que talvez não teriam surtido muito efeito caso a EDIÇÃO não tivesse encaixado perfeitamente cena por cena, mantendo o ritmo de forma colaborativa para o crescimento do suspense e não para uma quebra de clímax. Mesmo que o vai e vem na história pareça repetitivo, acabamos tendo o prazer de ver o quebra-cabeça sendo montado de forma criativa e coesa. Um baita suspense! Mesmo com um elenco tímido, vai surpreender a muitos, entregando o suco do gênero numa caneca de porcelana que foi retirada do armário de uma casa com vista privilegiada. 
______________________
★★★★ (Excepcional | Nota: 9/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR