[Crítica] "Sick": E um novo sintoma da covid


O forte em "Sick" (2022) é o que ele traz acerca do período pandêmico atrelado a uma história slasher. Roteiro escrito por Kevin Williamson (da franquia "Pânico") e Katelyn Crabb, que consegue mostrar criatividade e assertividade em alguns detalhes e situações que muitos passaram durante a pandemia, fazendo com que o espectador se aproxime dos personagens e se envolva de forma até irônica à trama.

O cenário de uma quarentena privilegiada em "Sick"

O problema ao meu ver, foi ele ter se apegado demais aos padrões do slasher, que além de não ter lhe caído tão bem, o levou a uma região genérica, apagando o diferencial e potencial que seu roteiro traz acerca do cenário pandêmico. A direção de John Hyams de "Sozinha" (2020) começa muito bem, mas demonstra certa inexperiência em detalhes mínimos que atrapalham bastante, como por exemplo, uma cena de um personagem fugindo do assassino(a) parecendo um peixe fora da água se debatendo eufórico em cima de uma plataforma. 

O roteiro também acaba caindo em contradição nas características de seu assassino(a), com direito a uma cena de perseguição que visivelmente ele precisa reduzir o ritmo da corrida pra vítima conseguir fugir e a cena durar mais tempo (como está no roteiro). 

Mesmo sabendo que pela violência apresentada em seu início, com boas cenas de luta corporal feitas de forma realista e impactante, o filme não teria durado nem 50 minutos se o assassino(a) continuasse implacável daquela forma. 

Mas apesar de tudo, a criatividade de Williamson em criar motivos para uma pessoa pegar uma faca e sair atrás de vítimas ainda está aqui. Mesmo que isso seja simples, de forma clara e objetiva. 

Com bons momentos de gore e uma das mortes mais bem construídas no slasher (apesar de ser apenas uma cena), é o que salva "Sick" de ser uma perda de tempo e passe a ser algo "assistível". Mesmo com todos esses defeitos citados, dá pra colocar uma máscara PFF2, passar álcool em gel nas mãos e aproveitar. Só não espere algo além de uma quarentena que deu muito errado em seu isolamento social. Ainda bem que contra isso já estamos vacinados.
_________________
★★ (Regular | Nota: 5/10)

*Visto em áudio original: Inglês | Legenda: PT-BR